quarta-feira, 26 de junho de 2013


Diário de Noticias "DN CiÊncia"

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Geografia de Portugal é oportunidade para liderar

porLusa

A geografia de Portugal e o acesso à energia solar, eólica e hidro-eléctrica "dão-lhe grandes oportunidades de liderar nas energias renováveis", assegura Nicholas Stern no livro "O Desafio Global", que a editora Esfera do Caos acaba de publicar.
Numa nota à edição portuguesa, o autor - que ficou internacionalmente conhecido pelo "Relatório Stern" - salienta ainda que "Portugal tomou uma importante iniciativa no seu empenhamento na economia de baixo carbono e no investimento em electricidade renovável, em particular eólica e solar".
Um investimento justificado porque, entre outros factores, "Portugal, como a totalidade da Europa do Sul, é extremamente vulnerável às alterações climáticas", escreve o economista britânico.
Segundo Nicholas Stern, "emissões não controladas podem, para o fim deste século, começar a fazer com que grande parte da Europa Meridional se pareça com o deserto do Sara", sendo Portugal "inevitavelmente envolvido nas migrações de centenas de milhões de pessoas de África e outras paragens que se seguiriam à transformação do planeta ocasionada por alterações climáticas não controladas". Saber mais aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário