O surgimento
de uma sociedade de informação, conduz à necessidade da escola desenvolver
mecanismos de ensino, que assentem na gestão da informação/conhecimento de que o
aluno dispõe. É por isso imperativo, que a escola repense os seus modelos e
técnicas de ensino e que possibilite aos alunos o desenvolvimento das
capacidades inerentes à aquisição, interpretação, análise, compreensão e
comunicação da informação. Nesta ótica, a ‘sociedade da aprendizagem’, é vista
como um domínio onde as novas tecnologias são cada vez mais requisitadas.
No que
concerne às TIC associadas ao contexto escolar, estas constituem um desafio
para a escola, uma vez que ensinar em torno da era digital contribui para criar
“oportunidades nunca antes vistas para tornar o ensino uma profissão
apaixonante e motivadora, que faça diferença para a sociedade futura. Tais
oportunidades relacionam-se a novos papeis, novos conteúdos, e novos métodos de
ensino e aprendizagem.” (Veen e Vrakking, 2009). Neste contexto, cabe ao
docente construir uma nova ‘identidade’, que diante das novas tecnologias, o prepara
para agir neste novo cenário. Como princípios gerais para a prática educativa
futura temos: a confiança, a relevância, o talento, o desafio, a imersão, a
paixão e a auto-regulação.
Tendo
subjacente estes pressupostos visa-se essencialmente promover o desenvolvimento
integral dos alunos e prepará-los para os desafios de uma sociedade cada vez
mais globalizada, onde a mudança é uma constante irrefutável. A mensagem a reter
associa-se, à formação de jovens com espírito empreendedor, criativos e com
capacidade para dar uma resposta eficiente e eficaz aos mais diversificados
problemas do quotidiano. Em suma, os desafios para a educação e para a escola
do amanhã, passam pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária,
onde impere o respeito e a solidariedade no exercício de uma cidadania plena e
responsável.
Coutinho, Clara, Lisbôa, Eliana. <<Sociedade da Informação do conhecimento e da aprendizagem: Desafios para Educação do século XXI>>. Revista de Educação, vol. XVIII, nº1 (2011): 13-17.
Olá grupo, como vão? Tiveram boas férias?
ResponderEliminarTal como combinado estou a visitar o vosso blogue e a deixar feedback. O que tenho então a dizer:
1º que podem melhorar bastante o visual layout está demasiado cinzento, precisa de mais algum contraste (sem exagerarm claro!)
2º a cor do texto dos posts não sobressai sobre o fundo, o que dificulta a leitura
3º o texto da missão do blogue esta demasiado longo e com tamanho de letra grande demais. Encurtem por favor
4ª o conteudo do post vai de encontro ao solicitado mas não apontam as fontes citadas e isso não pode ser!
Por isso, mãos à obra!
Abc
CC
Olá de novo!
ResponderEliminarVejo que o blogue foi melhorado desde a ultima visita e esta muito mais agradável em termos de comunicação visual: layout com um leque de cores ton-sur-ton, lê-se bem os posts.
Posso dar mais umas dicas? Aumentem um pouco o tamanho de letra do titulo e diminuam o da "missão do blog" bem como o do titulo dos posts.
Veremos depois se ganha (ou não) em termos de harmonia garantindo a estrutura hierarquica...
Até terça feira!
Abc
CC
Olá grupo!
ResponderEliminarDesde o dia 21 de março - há mais de um mês que não adicionaram noticias ao vosso blog!
Lembrem-se que a avaliação é continua e que vou avaliar não apenas os produtos mas todo o processo!
Abc
CC
Ja repararam que é o 3º comentario a este mesmo post! Que data de 21 de março! Sei que têm trabalhado o layout do vosso blogue mas não chega. Há que o atualizar com noticias que documentem o vosso trabalho semanal.
ResponderEliminarNão esqueçam que a avaliação formativa é isso mesmo, não avaliar apenas o produto final mas todo o processo...
Pensem nisso!