quinta-feira, 21 de março de 2013

Desafios para a Educação e para a Escola


 A sociedade atual, caraterizada pelo avanço da ciência e da tecnologia, vai-se configurando gradualmente numa sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. É neste contexto que é relevante pensar o papel da escola e os desafios que esta enfrenta na atualidade.
O surgimento de uma sociedade de informação, conduz à necessidade da escola desenvolver mecanismos de ensino, que assentem na gestão da informação/conhecimento de que o aluno dispõe. É por isso imperativo, que a escola repense os seus modelos e técnicas de ensino e que possibilite aos alunos o desenvolvimento das capacidades inerentes à aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Nesta ótica, a ‘sociedade da aprendizagem’, é vista como um domínio onde as novas tecnologias são cada vez mais requisitadas.
No que concerne às TIC associadas ao contexto escolar, estas constituem um desafio para a escola, uma vez que ensinar em torno da era digital contribui para criar “oportunidades nunca antes vistas para tornar o ensino uma profissão apaixonante e motivadora, que faça diferença para a sociedade futura. Tais oportunidades relacionam-se a novos papeis, novos conteúdos, e novos métodos de ensino e aprendizagem.” (Veen e Vrakking, 2009). Neste contexto, cabe ao docente construir uma nova ‘identidade’, que diante das novas tecnologias, o prepara para agir neste novo cenário. Como princípios gerais para a prática educativa futura temos: a confiança, a relevância, o talento, o desafio, a imersão, a paixão e a auto-regulação.
Tendo subjacente estes pressupostos visa-se essencialmente promover o desenvolvimento integral dos alunos e prepará-los para os desafios de uma sociedade cada vez mais globalizada, onde a mudança é uma constante irrefutável. A mensagem a reter associa-se, à formação de jovens com espírito empreendedor, criativos e com capacidade para dar uma resposta eficiente e eficaz aos mais diversificados problemas do quotidiano. Em suma, os desafios para a educação e para a escola do amanhã, passam pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde impere o respeito e a solidariedade no exercício de uma cidadania plena e responsável.
Coutinho, Clara, Lisbôa, Eliana. <<Sociedade da Informação do conhecimento e da aprendizagem: Desafios para Educação do século XXI>>. Revista de Educação, vol. XVIII, nº1 (2011): 13-17.

4 comentários:

  1. Olá grupo, como vão? Tiveram boas férias?
    Tal como combinado estou a visitar o vosso blogue e a deixar feedback. O que tenho então a dizer:
    1º que podem melhorar bastante o visual layout está demasiado cinzento, precisa de mais algum contraste (sem exagerarm claro!)
    2º a cor do texto dos posts não sobressai sobre o fundo, o que dificulta a leitura
    3º o texto da missão do blogue esta demasiado longo e com tamanho de letra grande demais. Encurtem por favor
    4ª o conteudo do post vai de encontro ao solicitado mas não apontam as fontes citadas e isso não pode ser!
    Por isso, mãos à obra!
    Abc
    CC

    ResponderEliminar
  2. Olá de novo!
    Vejo que o blogue foi melhorado desde a ultima visita e esta muito mais agradável em termos de comunicação visual: layout com um leque de cores ton-sur-ton, lê-se bem os posts.
    Posso dar mais umas dicas? Aumentem um pouco o tamanho de letra do titulo e diminuam o da "missão do blog" bem como o do titulo dos posts.
    Veremos depois se ganha (ou não) em termos de harmonia garantindo a estrutura hierarquica...
    Até terça feira!
    Abc
    CC

    ResponderEliminar
  3. Olá grupo!
    Desde o dia 21 de março - há mais de um mês que não adicionaram noticias ao vosso blog!
    Lembrem-se que a avaliação é continua e que vou avaliar não apenas os produtos mas todo o processo!
    Abc
    CC

    ResponderEliminar
  4. Ja repararam que é o 3º comentario a este mesmo post! Que data de 21 de março! Sei que têm trabalhado o layout do vosso blogue mas não chega. Há que o atualizar com noticias que documentem o vosso trabalho semanal.
    Não esqueçam que a avaliação formativa é isso mesmo, não avaliar apenas o produto final mas todo o processo...
    Pensem nisso!

    ResponderEliminar